Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência
Os Grupos Reflexivos representam um espaço de diálogo para que os homens possam refletir e repensar as relações de gênero e suas vivências cotidianas, produzindo outros sentidos e significados sobre a construção das masculinidades e da socialização masculina. Entre os resultados que podem ser alcançados com tal metodologia, podemos citar a responsabilização dos homens autores da violência, a prevenção de novos episódios da mesma natureza, a desnaturalização da vinculação existente entre masculinidades e violência e a criação de uma rede de atendimento para homens.
CRITÉRIOS E RECOMENDAÇÕES MÍNIMAS:
Os critérios e recomendações mínimas para a criação, execução e manutenção dos grupos reflexivos estão disponíveis no Capítulo 6 da obra “Grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência contra mulheres no Brasil: mapeamento, análise e recomendações”, disponível para download gratuito em: http://margens.paginas.ufsc.br/livros-publicados/
Apresentação esquematizada das recomendações e critérios mínimos para grupos reflexivos para homens autores de violência (GRHAV), a partir da Obra “Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência Contra Mulheres no Brasil: Mapeamento, Análise e Recomendações”, de Adriano Beiras, Daniel W. Fauth Martins, Salete Silva Sommariva e Michelle S. G. Hugill. CEJUR: Florianópolis, 2021, cap. 6.
Como citar este material:
BEIRAS, Adriano; MARTINS, Daniel F. W. , HUGILL, Michelle de S. G. Recomendações e Critérios Mínimos para Grupos Reflexivos para Homens autores de violência: resumo esquematizado. Grupo Margens/UFSC: Florianópolis, 2024.
Baixe o arquivo aqui.
GUIA PRÁTICO Grupos Reflexivos para homens autores de violência: planejamento, implementação e consolidação
O Grupo de Pesquisa Margens (UFSC), com a colaboração do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ), elaborou este guia prático para auxiliar profissionais e instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no processo de planejamento, implementação e consolidação de grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência doméstica e familiar contra mulheres (GRHAV). Para isso, serão reunidas as principais recomendações que envolvem a capacitação e formação dos integrantes das equipes de trabalho bem como pelo entendimento prático e teórico da criação dos grupos reflexivos. No entanto, destaca-se que este é um material de apoio que não dispensa uma capacitação prévia, especialmente para aquelas(es) que desejam trabalhar com a temática, como será visto mais adiante. Será utilizado o formato de perguntas e respostas, para facilitar a compreensão de um tema amplo e complexo. É importante esclarecer que o objetivo deste material não é alcançar um ponto final, mas oferecer e elaborar didaticamente os critérios e recomendações mínimas para a realização de GRHAV. Que este guia possa ampliar seus conhecimentos e ajudar nessa jornada de conscientização e mudança
Como citar este material:
BEIRAS, Adriano; MAURICIO, Ana Carolina; NERY, Gustavo Vieira; HUGILL, Michelle de Souza Gomes; MARTINS, Daniel F. W.; MUHLEN, Bruna Krimberg von. GUIA PRÁTICO Grupos Reflexivos para homens autores de violência: planejamento, implementação e consolidação. Florianópolis, SC : Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2024
Baixe o guia completo aqui .
RELATÓRIO 2019-2023 DO PROJETO ÁGORA: DADOS E RESULTADOS
Relatório completo das atividade do Projeto Ágora: grupos reflexivos para homens autores de violência contra as mulheres contendo os dados e resultados de 2019 a 2023.
Como citar este material:
BEIRAS, Adriano; MAURICIO, Ana Carolina; HUGILL, Michelle de Souza Gomes. Relatório 2019-2023 do Projeto Ágora: dados e resultados. Florianópolis: Margens(UFSC)/PJSC, 2024
Baixe o arquivo completo aqui .
Apresentação do relatório das atividade do Projeto Ágora: grupos reflexivos para homens autores de violência contra as mulheres contendo os dados e resultados de 2019 a 2023.
Como citar este material:
BEIRAS, Adriano; MAURÍCIO, Ana Carolina, HUGILL, Michelle de S. G. Apresentação do Relatório 2019-2023 do Projeto Ágora: Dados e Resultados. Grupo Margens/UFSC/PJSC: Florianópolis, 2024.
Baixe a apresentação aqui.
MAPEAMENTO NACIONAL DOS GRHAV:
Os relatórios referentes aos mapeamentos de Grupos Reflexivos referentes aos anos de 2023 e 2021 estão disponíveis aqui: https://margens.ufsc.br/mapeamentos/.
Confira também as listas com os grupos de homens mapeados no país:
- 2023: Mapeamento Nacional 2023 – Lista de iniciativas GHAV mapeadas derivada de mapeamento nacional 2023 realizado pelo Margens e COCEVID (Período: 18/9/2023 a 18/12/2023).
- 2020: Lista de iniciativas, programas ou grupos para homens autores de violência contra mulheres derivada de mapeamento nacional 2020 realizado pelo Margens e COCEVID (Período: 8/7/2020 a 9/10/2020).
MATERIAIS COMPLEMENTARES: