Publicações Técnicas

Mapeamento nacional das iniciativas, programas ou grupos para autores de violência contra mulheres – Lista nacional de 312 iniciativas, programas ou grupos para homens autores de violência contra mulheres, desenvolvida a partir de pesquisa de mapeamento nacional exaustivo realizado em 2020 pelos/as Pesquisadores/as: Prof. Dr. Adriano Beiras, Ms. Daniel Fauth Martins e Michelle de Souza Gomes Hugill (CEVID/SC). Uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Margens, Departamento de Psicologia/UFSC e o COCEVID (Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro). 

 

 

Recomendações para homens com antecedentes de violência contra mulheres durante o isolamento – traduzidas e adaptadas pelo Prof. Dr. Adriano Beiras (Núcleo Margens) e pela Profa. Dra. Luciana Zucco (Nusserge) com apoio do Instituto Noos

Documento de recomendações traduzidas e adaptadas a partir do documento elaborado pela Associação Conexus – Atenção, Formação e Investigação Psicossociais e Generalitat Catalunya (Barcelona, Espanha). De igual maneira, tal documento foi adaptado tomando por base os seguintes textos: “Crisis Corona: Kit de supervivencia para hombres bajo presión” de maenner.ch, “Take a timeout!” de Respect Phoneline e “COVID-19 and violence against women: What the health sector/system can do”, da OMS.

 

Metodologia de grupos reflexivos de gênero – Prof. Dr. Adriano Beiras (Núcleo Margens), Me. Alan Bronz e Instituto Noos.

Descreve os pressupostos e a sistemática básica para realização dos grupos, e abre possibilidade para que aqueles que desejem atuar como facilitadores(as) ampliem seus conhecimentos e aperfeiçoem sua prática desta complexa e delicada tarefa de facilitação.

Leia a resenha