Quem Somos
Adriano Beiras: Coordenador – Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. É graduado e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia por esta mesma instituição (UFSC), Doutor Europeu em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha (com Menção Doutor Europeu), revalidado pela UFSC, no Brasil. Foi pesquisador Convidado pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto, Portugal, de 05/2011 a 08/2011. Atua como Pesquisador e coordenador Doutor do Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC, pesquisador do Grupo de Pesquisas VIPAT (Violencia en la Pareja y en el Trabajo) do Departamento de Psicologia Social da UAB, em Barcelona, Espanha e é líder do do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ), do Departamento de Psicologia da UFMG. Tem experiência em diversos Projetos de Extensão Universitária e de Pesquisa, com ênfase em Psicologia Social, Jurídica, Comunitária e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, família, mediação familiar, violências, masculinidades, saúde sexual e reprodutiva e sexualidades. É Editor Coordenador da Revista Nova Perspectiva Sistêmica, editada pela editora do Instituto Noos (RJ/SP). Realizou visita pós-doutoral de 3 meses (dezembro de 2012 a fevereiro de 2013), na Universidade de Brighton (School of Applied Social Science, University of Brighton), Reino Unido/Inglaterra e também na Universidade de Granada (Departamento de Psicologia Social), Espanha (novembro de 2013 a fevereiro de 2014, Coimbra Group Scholarship Programme). Realizou Pós-doutorado Junior (Bolsa PDJ-CNPq) no Departamento de Psicologia da UFSC (Fpolis- Brasil), de março de 2013 a julho de 2014. Professor Visitante na Universidad Andina Simón Bolivar, Sede Equador (Quito), em junho de 2014 e de 2015 e janeiro de 2016. Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP-USP (Ribeirão Preto), em abril de 2017. Professor Visitante na Universidad de Santiago de Chile- USACH (Bolsa de Intercâmbio Docente da AUGM), em outubro de 2017. Membro associado do The Taos Institute, EUA. Acesse o Lattes. Siga no Instagram.
João Manuel Calhau de Oliveira: Colaborador visitante – É atualmente Professor Visitante Associado no Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Trabalha sobre Estudos de Gênero, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista, assente num entendimento performativo do gênero, dentro de uma epistemologia feminista pós-estruturalista. As suas publicações recentes tratam de interseccionalidade e hifenização, homo/heteronormatividade, conhecimentos des/subjugados e genealogias excêntricas, teorias feministas anti-racistas e anti-essencialistas, teoria queer, estudos trans*, arte e dança contemporânea, as relações intrincadas entre conhecimentos, corpos, políticas e poder no quadro das economias políticas neoliberais. É Professor Visitante no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde é professor nos programas doutorais em Psicologia e Psicologia Social e investigador integrado no CIS-Instituto Universitário de Lisboa.
Maria Juracy Filgueiras Toneli: Colaboradora – Professora titular aposentada do Departamento de Psicologia (UFSC). Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFSC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou pós-doutorado pela Psicologia Social na UFMG (2009) e na Universidade do Minho/Portugal (2009-2010). Foi coordenadora do PPGP/UFSC (2000-2004), membro da Comissão de Planejamento e Gerência PROF/Capes/UFSC (2000-2004), secretária executiva da ANPEPP (2004-2006), membro da Comissão Qualis da área da Psicologia representando a ANPEPP (2004-2006), membro da avaliação de programas da área da Psicologia na Capes (2005-2007), diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (2004-2008), editora associada da revista Psicologia & Sociedade (2010-2011) da ABRAPSO, da qual é membro. Foi membro do CA de Psicologia e Serviço Social do CNPq, do qual foi coordenadora no período de agosto de 2013 a agosto de 2014. Co-coordenadora do GT Psicologia, Política e Sexualidades (ANPEPP), 2014-2016. Foi membro da diretoria da ANPEPP, na posição de vice-presidente, gestão 2016-2018. Tem experiência na área da Psicologia, ênfase em Psicologia Social e Institucional, com interesse principalmente nos seguintes temas: gênero e feminismo, masculinidades, saúde sexual e reprodutiva, diversidade e direitos sexuais, violência de gênero, travestilidades. Acesse o Lattes.
Mara Coelho de Souza Lago: Colaboradora – É Professora Emérita da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1967), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, atuando como docente voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGP e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos temas gênero, gerações, subjetividades, modos de vida, com enfoque interdisciplinar. Participa do Instituto de Estudos de Gênero – IEG/UFSC. Participa da coordenação editorial da Revista Estudos Feministas. Acesse o Lattes.
Mériti de Souza: Colaboradora – Graduação em Formação de Psicólogo pela Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984). Mestrado em Educação pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (1989). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Psicologia no CES – Centro de Estudos Sociais – da Universidade de Coimbra, com bolsa da Capes (2005). Pós Doutorado em Educação na Unesp (2012-2013). Foi professora e pesquisadora na Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Unesp – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – de 1985 a 2005. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina -, exercendo atividades de ensino e pesquisa. Membro do Grupo de Pesquisa Margens – modos de vida, família e relações de gênero – na UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa LAPCIP – Laboratório de Psicanálise, processos criativos e interações políticas – na UFSC. Coordenadora do GT da Anpepp – Processos de subjetivação, clinica ampliada e sofrimento psiquico – de 2009 a 2013. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental – de 2004 a 2016. Diretora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Unesp de Assis – de 1999 a 2005. Tem experiência na área de psicologia, epistemologia, psicanálise, educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação, inconsciente, diferença; violências e sofrimento psiquico; produção e transmissão do conhecimento: modernidade e pós-estruturalismo; pesquisa e metodologia em psicologia. psicanálise e educação. Acesse o Lattes.
PÓS-GRADUANDAS:
Mestrandas:
Orientadas atualmente pelo Prof. Dr. Adriano Beiras:
Ana Carolina Mauricio – Entre corpos, “c”istemas e prisões: uma análise dos discursos acerca de gênero e sexualidade presentes no sistema penitenciário.
Camila Maffioleti Cavaler – Discursos Legitimadores de Feminicídio: Estudo Exploratório a partir da Perspectiva dos Homens Encarcerados pelo Ato.
Caio H. de Mendonça C. Incrocci – De soropositivos a simbiontes: O HIV enquanto possibilidade de agência.
Coorientação:
Aurivar Fernandes Filho – O enfrentamento da homofobia no contexto das redes sociais de apoio.
Bárbara Almeida da Silva – Interfaces entre Programas com Homens Autores de Violência e a Rede de Saúde Mental.
Orientadas atualmente pela Prof. Dra. Maria Juracy Filgueiras Tonelli:
Carol Franco Brito – Destransicionar: O quê dizem as pessoas transexuais?
Coorientação:
Caio Incrocci – De soropositivos a simbiontes: O HIV enquanto possibilidade de agência.
Orientadas atualmente pela Prof. Dra. Mara Coelho de Souza Lago:
Renata Christiane Araújo de Lima – Estudantes negras/os em movimento e os desafios da permanência em universidades públicas no sul do Brasil.
Andrieli Barbosa Gomes – De(s)colonizar a escuta: possibilidades antirracistas em Psicanálise.
Marina Fernandes Guedes – Feminino(s) e Feminismos: entre discursos e concepções da Teoria Psicanalítica.
Verónica Martínez Sánchez – Trânsito à deriva: impactos psicossociais do trânsito irregular de migrantes africanas do Brasil para os Estados Unidos.
Coorientação:
Débora Pinheiro da Silva Montibeler – O embranquecimento como alienação cultural e seu impacto na identidade racial e representação de mulheres pardas em movimentos negros e coletivos de mulheres negras.
Orientadas atualmente pela Profa. Dra. Mériti de Souza:
Laura Christofolleti da Silva Gabriel – O Brincar e a subjetividade: uma análise da hierarquia e do binarismo.
Vinicius da Rocha Barros – O enigma posto no feminino entrelaçado ao fazer psicanalítico: saber e conhecimento.
Doutorandas:
Orientadas atualmente pelo Prof. Dr. Adriano Beiras
Verônica Bem dos Santos – Ações de enfrentamento à violência de gênero pela Polícia Civil de Santa Catarina.
David T. Cardoso – Corpos em disputa: o conflito trágico entre moral e ética em homens autores de violência.
Daniel Cerdeira de Souza – Violência por parceiro (a) íntimo (a) nas relações homossexuais: Um estudo exploratório em Manaus.
Coorientações:
Ana Luíza Casasanta Garcia – Cultura jurídica nos processos de criminalização de violência doméstica: fortalecimento ou enfraquecimento de concepções depreciativas sobre mulheres?
João Paulo Roberti Junior – “Nexos da diferença na performatividade de Direitos”: fluxo de justiça penal em crimes de estupro com crianças e adolescentes.
Orientadas atualmente pela Prof. Dra. Maria Juracy Filgueiras Tonelli
Felipe Dutra Demetri – Uma genealogia da vulnerabilidade Social.
Fabrício Ricardo Lopes – Violência contra pessoas transexuais: o olhar do agressor.
João Paulo Roberti Junior – Justiça, subjetivação e modos de governo em processos criminais envolvendo crianças e adolescentes.
Orientadas atualmente pela Prof. Dra. Mara Coelho de Souza Lago:
Geni Daniela Nuñez Longhini – Retomada Indígena: um estudo sobre etnocídio, branquitude e outras colonialidades.
Yarlenis Ileinis Mestre Malfrán – Imaginando Políticas Interseccionais: uma análise transfeminista da Reprodução Assistida e da Saúde Transespecífica em Cuba.
Orientado atualmente pela Profa. Dra. Mériti de Souza:
Gustavo Angeli – Psicanálise e Universidade: a escuta psicanalítica na Clínica-Escola.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Orientados atualmente pelo Prof. Dr. Adriano Beiras:
Bibiana Beck Garbero – Estudos da judicialização da violência de gênero e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina.
Mateus Alves da Silva – Análise da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Região Sul – Grande Florianópolis).