Projetos de Extensão
Esta página contém os projetos de extensão desenvolvidos atualmente por professoras e professores do Núcleo. Para saber mais sobre projetos concluídos, acesse os respectivos currículos Lattes.
PROJETOS DE EXTENSÃO:
Prof. Dr. Adriano Beiras:
Psicologia e Segurança Pública – diálogos acadêmicos e profissionais para o aprimoramento das
ações referentes ao cargo de Psicólogo Policial (2018 – 2019) (2020 – atual).
Descrição: Este projeto de extensão visa promover parcerias diretas de atuação, supervisões, capacitações e atividades integradas entre os psicólogos da polícia cívil e a UFSC, de forma a aprimorar as competências destes profissionais na instituição. Busca promover ações de extensão que auxiliem estes psicólogos a superar dificuldades, implementar novas ações e iniciativas na instituição. Serve como uma incubadora de ideias para discutir e aprimorar a atuação dos psicólogos na segurança pública, focando principalmente nas ações das delegacias de proteção a criança, mulher, idoso e adolescentes.
Objetivos: Promover ações de cooperação , capacitação , diálogos, trocas de conhecimentos e implementação de resultados de pesquisas e inovações da universidade para a segurança pública, focando na atuação
profissional de psicólogos polícias.
Integrantes: Adriano Beiras – Coordenador; Andréia Isabel Giacomozzi; Veronica Bem dos Santos; Camila Maffioleti Cavaler; Maiara Leandro; Bibiana Beck Garbero.
Práticas de Psicologia Social Jurídica no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ/UFSC) (2017 – Atual)
Descrição: O projeto de extensão tem o objetivo de desenvolver em conjunto com a equipe do EMAJ/UFSC um setor de atendimento Psicossocial, de modo a atuar nas demandas psicológicas em interface com a justiça nos casos de Direito de Família e temas relacionados a gênero e sexualidades, na cidade de Florianópolis. O projeto atua em três eixos principais, sendo eles: (a) plantão psicológico para casos envolvendo Direito de Família; (b) nas Mediações Familiares; e (c) no atendimento de casos envolvendo questões de gênero e sexualidade, com enfoque na população LGBT com violação de direitos humanos.
Objetivos: Busca-se atenuar impactos psíquicos das questões jurídicas atravessadas por questões familiares, de gênero e sexualidade, além de facilitar os encaminhamentos para a rede de atenção do território. Busca-se também fortalecer práticas não adversariais de resolução de conflito através de um trabalho interdisciplinar.
Integrantes: Integrantes: Adriano Beiras – Coordenador; Aline Beltrame de Moura; Clarindo Epaminondas de Sá Neto; Lucas Mentor de Albuquerque Nobrega; Vitória Nathália do Nascimento; Gustavo Vieira Nery; Lais Paganelli Chaud; Camila Maffioleti Cavaler; Luiz Carlos Espindola Júnior; Julia Polizeli Lobo.
Projeto ÁGORA: Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência contra Mulheres (2016 – atual)
Descrição: Este projeto centra-se na recomendação à atenção a homens autores de violência contra mulheres proposta na Lei Maria da Penha. Busca promover aprimoramentos teóricos, metodológicos e práticos aos serviços direcionados a este público. Constata-se que muito ainda que avançar-se neste tema no âmbito nacional para dar mais efetividade a lei. A ação proposta consiste em realizar possíveis capacitações, diálogos e parcerias com o Tribunal de Justiça de SC, de forma a auxiliá-los, como expertos, na realização de grupos de homens autores de violência contra mulheres, a partir de demanda judicial obrigatória do tribunal. Visa promover inicialmente grupos pilotos no SAPSI ( Serviço de Atendimento Psicológico), na UFSC, capacitando estudantes de graduação do departamento de Psicologia na facilitação grupal de grupos reflexivos de gênero, a partir das demandas do tribunal de Justiça.
Objetivos: Esta atividade de extensão universitária busca dar continuidade e fortalecer a linha de pesquisa e intervenção do grupo Margens – “Homens, Subjetividades e Violências”, que engloba atuações psicoeducativas, sócio comunitárias e também de saúde (em uma perspectiva coletiva, social e crítica), em uma atuação voltada às políticas públicas e aos diálogos interdisciplinares.
Integrantes: Adriano Beiras (Coordenador); Ana Carolina Mauricio (Supervisora); Michelle de Souza Gomes Hugill (Supervisora); Ana Clara Fernandes Pereira; Antonio Carlos José Britto; Bruno Guilherme Hoffmann Fallgatter; Bárbara Souto; Charles Augusto Christ; Daniel Fauth Washington Martins; David Laurent da Silva; Gabriela Siva de Carvalho; Jennifer Elizabeth Vieira; Júlia Ritzmann; Naiara Brancher; Ricardo Bortoli; Eliana Cecilia Fontana; Ricardo Luiz de Bom Maria
Confira também:
- 2023: Mapeamento Nacional 2023 – Lista de iniciativas GHAV mapeadas derivada de mapeamento nacional 2023 realizado pelo Margens e COCEVID (Período: 18/9/2023 a 18/12/2023).
- Lista de iniciativas, programas ou grupos para homens autores de violência contra mulheres derivada de mapeamento nacional realizado pelo Margens e COCEVID (Período: 8/7/2020 a 9/10/2020).
- TRILOGIA Grupos Reflexivos e Responsabilidades para Homens Autores de Violências contra Mulheres no Brasil: mapeamento, análises e recomendações, reflexões e experiências, disponível em: https://margens.ufsc.br/livros-publicados/
- Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência, página sobre os grupos reflexivos, com sugestões de materiais e conteúdo